terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Domain-based Message Authentication, Reporting and Conformance DMARC

O DMARC traduzindo, Autenticação resposta e conformidade baseada em domínios é um documento (tratado), que têm por objetivo minimizar o envio de mensagens indesejadas (SPAM) pela internet, este documento está em desenvolvimento e tem apoio dos grandes provedores de e-mail gratuito da internet, dentre eles estão Google, Yahoo, Microsoft, Facebook, LinkedIn, entre outros [1].

Este documento consiste na combinação do SPF (Send Policy Framework) e DKIM (Domain Key Identify Mail) além de técnicas que permitem o rastreamento de informações de tentativas de autenticação sem sucesso, então além de prevenir o envio de SPAMS há um esforço para identificar os responsáveis pela mensagem barrada pelos servidores configurados sob o DMARC, vamos conhecer um pouco mais do SPF e do DKIM, que são a base do DMARC?

 SPF traduzindo, plataforma de políticas de envio

O SPF é um padrão aberto que permite através do registro TXT de um domínio DNS identificar quais servidores (Endereços IP's) podem enviar mensagem utilizando o nome de domínio em que o registro está configurado.
A Sintaxe do SPF é simples e pode agrupar um grande número de endereços IP's pois ele suporta a inclusão de CIDR's além de endereços IP's separados, maiores detalhes sobre o SPF podem ser encontrados no site do padrão [2].


DKIM traduzindo, Chave Identificadora de Domínio de E-mail

O DKIM anexa um novo identificador de nome de domínio nas mensagens usando técnicas de criptografia para validar que aquela mensagem foi enviada com autorização do provedor de e-mail, este identificador é independente de qualquer outro identificador do e-mail (Campo De:, Assunto: SMTP-ID e etc.). O resumo do DKIM é definido pela RFC 5585, e mais informações podem ser obtidas no site do projeto [3].

Ambas técnicas são conhecidas no mercado, eu conheci o SPF pela primeira vez em meados de 2009 quando estava reforçando as configurações do sistema de e-mails da minha atual empresa, já o DKIM é foi desenvolvido por um longo tempo e teve sua primeira utilização em 2005 pelo Yahoo! e pela Cisco Inc. Somadas as duas técnicas são poderosas, e podem tornar um protocolo tão importante para a internet mais seguro.

Fonte:

Links:
[1] DMARC - Specifications
[2] Open SPF Project
[3] Domain Keys Identified Mail (DKIM)

Forte abraço, feliz 2012 e até a próxima!!!

Nenhum comentário: